- Área: 2900 m²
- Ano: 2004
-
Fotografias:Duccio Malagamba
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção é realizada sobre as instalações do antigo Ateneo Musical do Porto situado no bairro do Cabanyal de Valência, um imóvel em estado de ruínas que tornou inviável sua conservação. O novo edifício é composto por um centro cívico, uma sala polivalente para música, teatro e espetáculos públicos, com capacidade para 400 espectadores e uma área de serviços.
A totalidade prática do perímetro do terreno sobre o qual se intervém está configurada por empenas, sendo impossível estabelecer uma relação direta com o exterior.
A prinicipal característica intervenção é a proposta de uma parede de folha dupla que contém os elementos de circulação e permite introduzir luz natural através dela. A tensão do projeto é produzida entre os espaços de comunicação alojados no interstício entre os dois muros e os espaços públicos que ocupam os vazios criados no interior. O vazio do foyer, espaço de encontro entre o centro cívico e a sala, está iluminado zenitalmente.
A solução da sala é baseada naquela que os técnicos em acústica tem de melhor: auditório de planta retangular, com dimensões próximas ao quadrado duplo em sua relação largura-comprimento, com tetos sensivelmente planos e alturas que garantem um volume aproximado de dez metros cúbicos por espectador.
O único elemento que se mantém do antigo edifício é a fachada que recai sobre a praça do Rosário. A fachada é inspirada no modelo clássico do arco do triunfo, característica que é acentuada com a introdução da porta de correr de madeira (10 x 3 m), em toda a dimensão do arco central. A manutenção deste elemento foi considerado necessária para preservar o caráter do espaço urbano mais emblemático do bairro.